terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O ano está acabando...é hora de se planejar!

Já estamos quase no meio do mês de Dezembro. Os shoppings e comércios já alteraram seus horários de funcionamento por causa do Natal, escolas e faculdades já estão entrando em férias. Esses são sinais de que 2016 está acabando, e mais do que isso, de que já está passando a hora de se planejar para 2017. 
Tanto empresas quanto pessoas físicas precisam tirar um tempinho para sentar e ver como foi o ano de 2016:

- levantar os gastos e as receitas para ver o saldo do ano
- verificar quais custos estão impactando mais
- levantar valores que deverão ser pagos nos próximos meses, como empréstimos, dívidas
- verificar investimentos e suas rentabilidades
Feito isso, tendo uma boa base de dados, é importante verificar como vai ser o próximo ano:
- projetar receitas e despesas fixas
- criar um plano de investimentos

A economia passa por uma série de reajustes, seja na inflação, salário mínimo, etc. Por isso, existem projeções que são feitas que acabam auxiliando nossas contas. Uma ferramenta muito útil é o Sistema de Expectativas do Banco Central. Nela, é possível consultar tanto o passado quanto as projeções futuras. É possível consultar por exemplo a Inflação, PIB e taxa de câmbio.
Para empresas, o ContaAzul disponibiliza uma planilha de Planejamento Financeiro totalmente gratuita, com uma série de abas para definir os rumos da empresa nos próximos anos.


Em relação às Finanças Pessoais, existem vários aplicativos que contribuem para a organização e o Planejamento Financeiro. O Guia Bolso possibilita criar um planejamento de quanto de renda é esperado, a previsão de gastos, por categoria, e a criação de metas. É possível, por exemplo, planejar uma viagem, estimando um valor mensal a ser guardado. Ele dá um acompanhamento em tempo real disso.


É importante se planejar, porque assim se previne o caos e favorece uma vida financeira mais saudável. O consultor de finanças pessoais especializado no mercado financeiro, Nélio Costa, fez uma associação entre o conceito de entropia e finanças: “Sabe porque é difícil controlar as finanças pessoais no dia a dia? Pelo mesmo motivo que construir um castelo de cartas é mais difícil que derrubar. O estado natural das coisas é o caos e na vida financeira também é assim”. Ou seja, se não nos planejarmos e organizarmos, a tendência natural é o caos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário