quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Conta Universitária: será que realmente vale a pena?

O começo da vida universitária é uma verdadeira nova etapa na vida das pessoas. Muitos jovens, que até então moravam em casa com os pais, passam a ter que viver sozinhos, sem comodidades como comida pronta, roupa lavada e, principalmente, contas pagas. Dessa forma, os grandes bancos viram uma enorme oportunidade para conquistar tal público. Criaram as chamadas Contas Universitárias, destinadas exatamente para esse público.

A ideia da Conta Universitária é oferecer aos estudantes tarifas bem mais baixas do que as oferecidas em outras modalidades de contas, a fim de fidelizar futuros clientes. Este tipo de conta pode ser aberto até por quem não estiver trabalhando, e também não é necessário comprovar renda para ter cheque especial, cartão de crédito e outras vantagens. Ou seja, no fundo, a Conta Universitária é a mesma coisa que uma conta corrente, com uma tarifa para cesta de serviços mais atraente. 

Vejamos abaixo a comparação entre as principais contas universitárias disponíveis no mercado, seus serviços oferecidos e a comparação com a conta com serviços essenciais, isenta de mensalidade.

* Os dados foram coletados a partir dos sites das próprias instituições financeiras

Além destes serviços, há alguns diferenciais de uma conta para outra:

1) Banco do Brasil: após a formatura o aluno poderá aproveitar os benefícios por mais 1 ano 

2) Bradesco: grande oferta de crédito para estudantes, com financiamentos para cursos especiais e gastos relacionados à faculdade.

3) Caixa: Há um desconto na mensalidade do primeiro ano.

4) Itaú: oferece desconto para compra e venda de ações. Também possui parceria com estabelecimentos de entretenimento. 

5) Santander: recebimento da carteirinha mundial de estudantes

Para a abertura de conta universitária, os documentos exigidos são: CPF e RG, Comprovante de endereço atualizado, comprovante de matrícula.

Em muitos casos, o universitário acaba pagando todo mês uma tarifa pela qual não necessita os serviços oferecidos, pois estes já estariam contemplados pela conta com serviços essenciais. Nesse caso, vale a pena ficar apenas com esse tipo de conta. Todo banco é obrigado a oferecer essa conta. Para alterá-la, basta ir a uma agência e solicitar a mudança. Caso o universitário realmente necessite de mais serviços, ai sim compensa sentar e listar as prioridades para escolher a melhor conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário