O franchising ou franquia é uma atividade que nasceu de uma evolução do sistema varejista. No Brasil, o sistema de franquias foi absorvido rapidamente e o país é hoje destaque mundial, tanto em quantidade quanto no aprimoramento do sistema. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) elabora anualmente um relatório de Desempenho do Franchising Brasileiro. Na edição de 2015 o faturamento levantado pelo mercado de franquias foi de R$ 139.593, 8,3% maior que 2014, mesmo no cenário de crise econômica.
O número de redes franqueadoras também teve um aumento, de 4,5%, alcançando 3.073 em 2015. O mesmo aconteceu com o número de unidades, que saltou 138.343, representando um aumento de 10,1%.
Outro número que também chama atenção, num cenário em que muitas empresas estavam fechando, por conta da crise, é em relação à abertura e ao fechamento de novos negócios, conforme a imagem abaixo:
Em relação à geração de empregos, o sistema de franquias também tem um grande impacto, com a criação de mais de 90.000 postos de trabalho em 2015, ano em que a crise foi responsável pelo aumento do número de desempregados.
O sistema de franquias também contribui para a construção de marca brasileiras no exterior. Em 2015 os números mostraram que as marcas nacionais já estavam presentes em 60 países, sendo 134 redes com presença no exterior.
O relatório completo pode ser visto neste link.
Em relação ao sistema de franchising, existem sempre duas figurais participantes: a empresa que propõe a implantar uma rede para distribuição de seus produtos ou serviços, que é denominada franqueadora, e de outro, uma pessoa física ou jurídica que se propõe a implantar a unidade de distribuição, de acordo com os padrões definidos pelo franqueador. Este é o franqueado.
O franchising pode ser definido então como um sistema pelo qual uma empresa possuidora de know-how de produção e ou distribuição de determinado produto ou serviço, sendo também normalmente possuidora de marca conceituada, cede a terceiros, possuidores de capital, o direito exclusivo de distribuição de seus produtos ou serviços, em determinado local ou região, por determinado período, seguindo padrões de operação.
A remuneração do franqueador dependerá do tipo de franquia escolhido. Vale destacar que o franchising normalmente impõe um crescimento exponencial com o tempo, sendo no início os investimentos maiores do que os resultados. O retorno acaba vindo a médio e longo prazo.
O sistema de franchising pode ser entendido como uma união de investimento com empreendedorismo. Assim, a primeira preocupação do franqueado é com o risco do negócio. Vale ser considerado que este sistema é um sistema de muito sucesso no mundo e que encontra-se em expansão. O sistema possui algumas válvulas de segurança, que envolvem a experiência do franqueador, a formatação do sistema e a força da rede, que minimizam o risco de falência do negócio. O índice que mede o grau de insucesso das franquias é de cerca de 10%, enquanto o mesmo índice para negócios independentes é de cerca de 70%.
Assim como qualquer empresa, uma franquia deve ter toda uma preocupação com sua gestão e administração. Ou seja, simplesmente o negócio fazer parte de um sistema de franquias de sucesso não quer dizer necessariamente que este terá sucesso. O negócio individual precisa ser sólido o suficiente para enquadrar-se no mercado.
Outro fator que deve ser muito bem administrado é a forma como o franqueador repassa seu conhecimento acumulado e suporte ao franqueado, principalmente no início da operação. Outros fatores como localização do ponto comercial e gestão financeira devem estar sempre atrelados ao planejamento do negócio.
Na hora de escolher a franquia também é importante um estudo. Verificar se o franqueador possui unidades próprias há pelo menos dois anos no mercado, número de unidades e depoimentos de franqueados ajuda a minimizar os riscos. O setor de mercado em que a franquia atua também deve ser considerado.
Em relação ao retorno, é possível se conseguir taxas de retornos de mais de 30% ao ano nas franquias, com prazos de 3 anos. Isso varia de negócio para negócio, mas é uma relação proporcional entre o investimento e o retorno, mostrando ser um investimento bem atrativo.
Para encontrar a franquia certa, existem portais que listam as disponíveis no mercado, inclusive com filtro para setor de atuação e capital inicial necessário:
http://revistapegn.globo.com/Franquias/
http://revistapegn.globo.com/Franquias/
Sugestões de leitura sobre o sistema de Franchising:
Nenhum comentário:
Postar um comentário