Já falamos aqui de alguns investimentos de renda fixa (aqueles que são atrelados a alguma taxa de juros e seu retorno pode ser calculado) muito mais atrativos que a caderneta de poupança, e não só isso, são também tão seguros quanto. Podemos citar as LCIs e LCAs, CDBs, títulos do Tesouro.
As Letras de Câmbio (LC) são títulos de renda fixa que costumam ser bem atraentes também. Muitos pensam, ao ler o nome câmbio, que o investimento está atrelado à moedas estrangeiras, porém não estão. Estes títulos são oferecidas por sociedades de crédito, investimento e financiamento, popularmente conhecidas como Financeiras. São instituições que realizam empréstimos e financiamento, e utilizam o dinheiro de investidores para emprestar aos que estão solicitando. O dinheiro é devolvido ao investidor com um rendimento a partir de uma taxa de juros, que costuma ser atrelada ao CDI. Muitos chamam as LCs de "CDB da Financeira", pelas características em comum.
Assim como a poupança e outros investimentos de renda fixa, as LCs são garantidas pelo FGC, com proteção de até R$ 250 mil. A rentabilidade é diária e o investimento é de baixo risco. O investimento sofre tributação de Imposto de Renda, com a mesma tabela regressiva que é aplicada à outros investimentos de renda fixa, que quanto mais tempo de investimento houver, menor a incidência sobre os lucros. Para resgate de até 29 dias, também há incidência de IOF.
A figura abaixo mostra a lista de algumas LCs disponíveis para compra nas corretoras. Como se pode ver, estão com uma boa porcentagem de CDI atrelada, muito superior à títulos que os grandes bancos oferecem, por exemplo. A lista completa de LCs, com seus respectivos valores mínimos, prazo, rentabilidade e corretora estão disponíveis no aplicativo Renda Fixa.
As Letras de Câmbios (LCs) são mais uma grande oportunidade para aqueles que tem um perfil mais conservador e querem ter rendimentos maiores que os oferecido pela poupança, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário