segunda-feira, 6 de março de 2017

Série "Redução de Gastos": Plano de Celular

Dando sequência à série de dicas para reduzir alguns gastos, que, as vezes parecem ser pequenos e não fazer diferença, mas no acumulado, representam uma parcela considerável dos nossos gastos, neste post iremos falar dos planos de celular.
Segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, em janeiro de 2017 o Brasil possuía 243,4 milhões de linhas móveis em operação. Ou seja, há mais linhas do que pessoas. Para cada 100 habitantes existem 118,1 linhas. O levantamento também compara o número de linhas da modalidade pré-pago (67,29%) e pós-pago(32,71%):

Ou seja, a maioria da população ainda prefere o serviço pré-pago, ou seja, aquele que você compra os créditos antes de utilizar o serviço. Estes planos costumam oferecer um número elevado de SMSs e alguns oferecem minutos ou até gratuidade total para ligações de números da mesma operadora. Porém, o uso de dados móveis e ligações para outras operadoras acabam sendo cobrados. Cada vez que se usa, desconta-se dos créditos. Há algumas opções de pacotes para pré-pagos também. A tabela abaixo, com dados retirados a partir do site das principais operadoras do país, mostra alguns dos valores cobrados para a modalidade dos pré-pagos:

Já os planos pós-pagos são aqueles que paga-se um valor fixo, usualmente debitado de uma conta corrente ou um cartão de crédito por um pacote de serviços, como se fosse uma mensalidade. Estes planos costumam ser mais utilizados por pessoas que necessitem maior limite de dados móveis ou de ligações. Ou seja, quem utiliza bastante o celular. Além disso, na maioria dos planos é possível ter mais um uma linha por pacote, dividindo os limites. A tabela abaixo mostra alguns dos principais planos disponíveis:


Por fim, uma modalidade intermediária, que surgiu mais recentemente, são os planos do tipo controle. Neste caso, é como se os créditos fossem colocados no celular, porém, já sabendo quanto gastará-se no final do mês, e a o que se tem direito. Eles são uma boa alternativa na relação custo benefício hoje. Cabe ao usuário saber identificar o que precisará do serviço contratado. Há casos em que usa-se basicamente a internet, então pagar pelos minutos de ligações acaba sendo desnecessário. Os planos controles possibilitam adaptar-se melhor a isso. Estes planos também possibilitam contratar limites extras, no caso, por exemplo, de precisar mais dados móveis ou minutos em ligações. Segue tabela com os principais planos:

Um plano que vem tendo bastante destaque é o plano Vivo Easy. Nele, controla-se o uso dos serviços pelo celular. Por R$ 49,99 por mês, recebe-se 3 GB de internet, ligações ilimitadas para Vivo e SMS. Pelo aplicativo pode-se contratar outros serviços, como mais internet ou minutos de ligações, por períodos diferentes (7 dias, 20 dias, 30 dias). 

Um caso muito comum é de pessoas que ainda possuem o plano pré-pago, achando que é o que mais compensa. Porém, todo dia acabam usando um pouco de internet. Vamos supor que a pessoa pague R$0,99 por uso de dados móveis por dia, num limite de 30 MB. Usando 20 dias no mês, só com internet móvel, gastará-se R$ 19,80, para receber 600 MB. Com pouco mais de 30 minutos em ligações locais, o valor pago no mês já equivale-se ao de um plano controle, que terá limites bem maiores. Portanto, é importante sentar, ver o histórico de uso e o que se deseja ter de serviços, para encontrar o melhor custo benefício.

Assim como foi citado no post sobre TV por assinatura, o site Melhor Escolha também é uma boa ferramenta para escolher o melhor plano de celular. Ele mostra os planos disponíveis por região, com filtros de tipo de plano, operadora, franquia de internet, minutos locais, minutos DDD e serviços inclusos.

Algumas operadoras também possuem programas de pontuações que podem ser revertidas em descontos na troca de celulares. Cabe verificar se vale a pena ou não, comparando com os preços dos modelos oferecidos no mercado e as condições do contrato.

Os serviços de telefonia também têm um número elevado de reclamações no Brasil, refentes à qualidade do serviço. Por isso é sempre importante olhar também a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui.


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