quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dica: Black Friday - II

O Zoom, comparador de preços online. criou mais uma forma de ajudar os consumidores na Black Friday. Trata-se do Zoom Garante. Trata-se de uma garantia para os casos em que a loja não entregue o produto comprado. Nesse caso, o Zoom resolve o problema diretamente com a empresa ou devolve dinheiro ao consumidor (até R$ 5 mil). A ferramenta é grátis, basta fazer cadastro neste link.


Para utilizar o Zoom Garante na hora da compra, o consumidor deve comprar através do Zoom, com login efetivado. Ai no caso de problemas na entrega basta abrir uma reclamação. O site tem parceria cm Americanas, Extra, Magazine Luiza e mais 300 lojas.

Lojistas

Porém, não são só os consumidores que devem estar atentos à Black Friday. As empresas precisam preparar suas estratégias, definindo previamente a política dos preços e descontos, estruturando seu sistema para uma carga maior de acessos. A segurança também deve ser um fator de atenção. O site Computerworld sugere que uma boa tática é restringir o tempo de acesso ao site de compras e bloquear emails com links e anexos em promoções (o email ainda é a grande porta de ataques virtuais).
Os hackers se aproveitam para criar falsos links, comprometer máquinas, roubar dados do sistema da empresa, dos usuários. 
Em relação à estratégias de venda, é importante que os descontos, mesmo que agressivos, não cheguem ao ponto de causar prejuízo. Uma boa prática é usar a data para liquidar produtos que estão encalhados. Potencializar os mais vendidos também é uma boa estratégia. Além da definição dos preços, os lojistas devem se planejar em relação à entrega dos produtos nos prazos combinados. Há dependências de terceiros, como por exemplo os Correios e transportadoras. Assim, aumentar um pouco o prazo limite acaba sendo uma segurança maior. O terceiro ponto é o de divulgação. Anúncios em buscadores, redes sociais, blogs são essenciais, desde cedo. 
Os Correios estão preparando um pano especial para a data. Estão sendo contratados empregados temporários, realização de investimentos em linhas extras de transporte, além do reforço dos recursos de gerenciamento de riscos de carga. Os prazos terão um acréscimo de dois dias úteis.

Compras Internacionais

Como a Black Friday é um fenômeno internacional, também é possível fazer compras do exterior. Lojas como Amazon, Ebay e Aliexpress também apresentam suas promoções. Porém, nesses casos é muito importante lembrar que os preços estão em moeda estrangeira e os fretes são mais caros e mais demorados, portanto é importante prestar atenção nesses detalhes. A Tecmundo fez uma página com dicas para quem for comprar na chinesa Aliexpress.

Consumo Consciente

A ideia dos lojistas é fazer seu público ficar atraído pelas ofertas e consumir o máximo possível. Porém o consumidor deve ter plena consciência nessa "tentação". Comprar produtos que não atendam a necessidade ou que sejam mais caros podem acabar virando problemas. Uma ferramenta interessante para escolher modelo de eletrônicos, como Notebook, TV e Smartphone é o Shoptutor, com seu assistente de compras. A partir de algumas respostas rápidas, o assiste analisa os modelos e as melhores ofertas para indicar ao usuário.
Para compra de eletrônicos, a Tecmundo também fez uma página especial com atualizações ao vivo sobre os principais produtos e promoções. Vale lembrar também que na segunda-feira posterior á Black Friday (28) ocorrerá a Cyber Monday, uma segunda chance de promoções, nos produtos de tecnologia. Em 2015 a Cyber Monday teve um resultado de vendas de R$ 294 milhões (crescimento de 56% em relação a 2014), com 679 mil pedidos e ticket médio de R$ 433.

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