O mês de novembro já se iniciou. Já é a época que os shoppings começam a fazer suas decorações natalinas, os supermercados já começam a oferecer panetones, árvores de natal e os produtos típicos de final de ano. Estes indicadores mostram que o 13º está chegando.
O décimo terceiro salário foi instituído pela lei 4.090, em 13 de julho de 1962. Trata-se de uma garantia que o trabalhador ganhe o corresponde a 1/12 da remuneração por mês trabalhado, o que representa um salário extra ao ano de trabalho. Tem direito ao 13º todo trabalhador doméstico, rural, urbano ou avulso com carteira assinada, já tendo o direito de receber a partir de 15 dias de serviço. Aposentados e pensionistas do INSS também recebem a gratificação.
Para calcular o 13º, deve-se dividir o salário integral por doze e multiplicá-lo pelo número de meses trabalhados. Deve-se considerar também as horas extras, adicionais noturnos e de insalubridade e comissões adicionais. Para meses em que o trabalhador tem mais de 15 faltas não justificadas, perde-se o direito de receber a parcela do 13º neste mês. É possível calcular o 13º por meio de calculadoras online também, como esta.
O pagamento deve ser feito em duas parcelas, uma entre 1 de fevereiro até 30 de novembro, e a segunda a partir do dia 20 de dezembro.
O 13º é um bônus a mais que o trabalhador recebe, porém, deve-se planejar muito bem como este valor será utilizado. O primeiro passo é levantar como está a situação inicial: existem dívidas e empréstimos a serem pagos? Caso a resposta seja sim, a prioridade inicial do 13º deve ser o pagamento destas. Caso as contas estejam em dia, antes de sair comprando os presentes de natal e planejando as viagens de férias, é importante ressaltar que o próximo ano já começa com uma série de novas contas a pagar: impostos, material escolar...por isso, colocar tudo no papel e planejar-se é fundamental.
Para aqueles que já se planejaram, calcularam quanto de recurso vai para cada coisa, e ainda assim, tiveram um dinheiro sobrando, a melhor saída é investir esse dinheiro. Aplicar o que sobrar em títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs e Fundos de Investimentos são alternativas que estão num bom momento e farão o dinheiro trabalhar por si só.
Portanto, apesar de ser uma época em que ganha-se mais, é importante ressaltar que em breve os gastos aumentarão também, logo planejar é fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário