No post anterior, foram mostrados os números do Reclame AQUI em relação às reclamações aos bancos.
Além do Reclame AQUI, existem outras formas de se prestar queixas relacionadas aos bancos.
Em casos mais extremos, onde o problema não foi atendido pelos canais de comunicação nem pelo Reclame AQUI, uma alternativa é recorrer ao Banco Central.
Neste caso, o procedimento é da seguinte forma: o cidadão envia a reclamação ao Banco Central, que encaminhará esta à Instituição Financeira. Esta por sua vez responde ao cidadão, com o BC em cópia, num prazo de 10 dias úteis. Por fim, o BC toma várias iniciativas com base nas reclamações (ações de fiscalização, melhorias na regulação, ranking de instituições financeiras por reclamações, ações de educação financeira).
Além do Reclame AQUI, existem outras formas de se prestar queixas relacionadas aos bancos.
Em casos mais extremos, onde o problema não foi atendido pelos canais de comunicação nem pelo Reclame AQUI, uma alternativa é recorrer ao Banco Central.
Neste caso, o procedimento é da seguinte forma: o cidadão envia a reclamação ao Banco Central, que encaminhará esta à Instituição Financeira. Esta por sua vez responde ao cidadão, com o BC em cópia, num prazo de 10 dias úteis. Por fim, o BC toma várias iniciativas com base nas reclamações (ações de fiscalização, melhorias na regulação, ranking de instituições financeiras por reclamações, ações de educação financeira).
Todo mês o BC lança o ranking. A figura abaixo mostra o ranking do primeiro semestre de 2016, das instituições com mais de 2 milhões de clientes. O índice mensal de reclamações apresenta a evolução, mês a mês, do índice de reclamações (quantidade de reclamações por milhão de clientes)
As reclamações e os ranking podem ser consultados em http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário