Boa parte das grandes lojas têm seus funcionários insistindo aos clientes para fazerem o cartão da loja, alegando que só traz benefícios. Porém não é bem assim...
O primeiro passo é solicitar a tabela com tarifas. Deve-se observar se há anuidade, quais são as taxas de juros para financiamento e parcelamento, entre outras. Na maioria dos casos, acabam sendo números muito superiores aos dos cartões de créditos oferecidos pelos bancos. Na hora da adesão, seja presencial ou pela internet, essas informações sempre ficam "escondidas", por isso é muito importante solicitá-las antes de assinar qualquer coisa.
Há alguns casos ainda que a fatura do cartão não pode ser paga pela internet, sendo necessário ir até a loja efetuar o pagamento.
Em relação à descontos, vantagens, programa de prêmios, quase sempre as chances de se ganhar são poucas e os descontos oferecidos não pagam todas as taxas cobradas.
Mesmo que, após a análise, o consumidor veja vantagens no cartão de uma determinada loja, deve-se manter o total controle sobre este e ficar atento sempre às cobranças.
A figura abaixo mostra um levantamento feito no site de algumas das principais lojas que oferecem estes cartões. Em boa parte dos casos as tarifas estavam bem escondidas, e, quando encontradas, mostram números assustadores.
Basta compará-las, por exemplo, com o Nubank, que não possui anuidade e sua taxa de juros é de 14% ao mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário