Se buscarmos o significado de empreendedorismo num
dicionário, encontramos: “Empreendedorismo é a disposição para identificar
problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um
negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um
impacto positivo”. Assim, pode-se definir empreendedores como aqueles que
questionam a realidade e fazem acontecer uma evolução todos os dias, através da
resolução de problemas.
Empreender muitas vezes está relacionado à realização
de um sonho. Porém, para que o sonho se torne uma realidade, é preciso
dedicação, tempo, energia e investimento. A atitude de empreender nada mais é
do que um investimento. Conforme diz a economia, na área de mercado de
investimentos, quanto maior for o retorno pretendido, maior será o risco assumido.
Quando se investe em uma empresa, vários fatores podem resultar na perda de
todo o capital. Assim, negócios são considerados
investimentos com nível de risco mais elevado do que a maioria dos investimentos
financeiros, conforme ilustra a Figura abaixo:
Empreender é justamente assumir riscos. Ao invés de
evita-los, o empreendedor deve saber como administrá-los, como um bom
planejamento e estudo de ferramentas e metodologias aplicáveis ao seu negócio.A Endeavor fez uma pesquisa com brasileiros sobre
empreendedorismo, e obteve 76% das pessoas dizendo que desejariam ter o próprio
negócio. Porém, pelos índices de mortalidade empresarial na ordem de 60% no
Brasil, a impressão é que as ações dos empreendedores estão desordenadas ou
dissociadas da realidade. A atitude positiva na geração de resultados deve ser
característica na ação empreendedora, pois garante o envolvimento, a iniciativa
e a inovação em todas as etapas de um negócio. Empreendedores com essas características
criam objetivos de curto, médio e longo prazos. O resultado disso é uma futura
redução dos índices de mortalidade.
O SEBRAE realiza um estudo que avalia o
empreendedorismo no Brasil. Trata-se da pesquisa GEM. A pesquisa de 2015 mostra
que o empreendedorismo continua crescendo no Brasil, e teve um aumento
acentuado devido à crise econômica pela qual o país passa. De acordo com a Figura abaixo, retirada deste estudo, o número de empreendedores está numa crescente.
A crise econômica fez com que o Produto Interno Bruto
(PIB) do país desacelerasse. Com isso, cortes de empregos aumentaram, e, num
mercado em queda, uma solução que várias pessoas viram foi começar o próprio
negócio. Ou seja, podemos dizer que o aumento do número de empreendedores nos
últimos anos está diretamente relacionado ao fator crise, conforme podemos ver
na Figura abaixo:
Porém, o Brasil ainda engatinha no quesito educação
financeira e empreendedora. Esta última teve seus primeiros conceitos abordados
por volta de 2002 por aqui. Isto reflete num despreparo e falta de informações
das pessoas que estão começando um novo negócio, e isso, se não planejado e
contornado, pode refletir em problemas bem sérios.
Segundo
o relatório GEM 2015, apenas 14,1% dos empreendedores procuraram algum órgão
público ou privado de apoio, como por exemplo o SEBRAE, que está disponível de
forma gratuita em diversos canais de atendimento. Ou seja, boa parte dos
empreendedores acabam criando seu negócio de forma instintiva, o que faz com
que muitos deles nem cheguem a fase de formalização. A Tabela abaixo, do relatório
GEM 2015, revela que os três principais motivos de um empreendedor não buscar
um órgão de apoio são a falta de necessidade, a falta de interesse e a falta de
conhecimento.
O estudo ainda apontou os principais obstáculos
para a abertura e manutenção de novos negócios em alguns países. No Brasil, os
principais fatores foram falta de apoio financeiro; políticas governamentais;
educação e capacitação; custos do trabalho, acesso e regulamentação. Isso
mostra que uma boa preparação, um planejamento, e principalmente, controle da
parte financeira são vitais, já que o apoio não é tão grande. A tabela
completa, do relatório GEM, encontra-se na Tabela abaixo.
O Relatório GEM completo encontra-se neste link.
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