Todo mundo já ouviu falar na SELIC, porém pouca gente realmente sabe explicar o que é essa taxa e como ela é parâmetro para muitos investimentos.
A taxa SELIC é a principal taxa de referência do mercado, regulando todas as operações dos títulos públicos federais no Sistema Especial de LIquição e Custódia (SELIC) do Banco Central. É a sua média diária que reajusta diariamente os preços unitários dos títulos públicos. Ou seja, é a taxa pela qual o BC realiza a compra e a venda dos títulos. Seu valor é definido nas reuniões periódicas do Comitê de Política Monetária (Copom).
A taxa Selic define o piso dos juros no país, servindo como referência para alguns investimentos bancários, empréstimos. Trata-se de um importante instrumento para o controle da inflação. Ou seja, agora que a inflação encontra-se alta, eleva-se a taxa Selic, pois ela reduz o consumismo.
Em relação ao dólar, uma taxa Selic muito alta tende a reduzir o valor da moeda no Brasil, pelo fato dos investidores estrangeiros fazerem aplicações atreladas aos juros.
A última reunião do Copom manteve o valor da Selic em 14,25%. A maior taxa que o Brasil já teve foi de 45% em 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário