O dia das crianças chegou, porém um ponto que é muito importante os pais tratarem desde cedo com os filhos é o dinheiro. As crianças de hoje em dia serão as pessoas que daqui 20 anos estarão movimentando todo a economia do país. Pode-se dizer que a preocupação da maioria dos pais, hoje, é fazer reservas financeiras para garantir estudos, carro ou moradia dos filhos, porém, muito além disso, a grande preocupação deve ser a educação financeira dos mesmos.
O Brasil ainda engatinha no quesito Educação Financeira. É algo que vem crescendo, mas ainda são poucas as escolas que se preocupam com o assunto. Gustavo Cerbasi, autor do livro "Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos", aponta que até 2002 a educação financeira parecia muito distante das escolas, porém, destaca que em 2011 foi concluído o projeto para o ensino da disciplina Educação Financeira. A matéria passou a ser multidisciplinar nas escolas públicas do 2º ao 9º ano. Porém, para que seja efetiva, é necessário que haja uma boa formação financeira entre os professores.
Ainda em seu livro, Cerbasi descreve que os seis princípios fundamentais para ensinar as crianças são: valorizar, celebrar, orçar, investir, negociar e equilibrar. Já as atividades são: ensinar todos os dias, ensinar com diversão, ensinar pelo exemplo, ensinar com justiça, ensinar com humildade, ensinar com carinho.
No próximo post serão apresentadas formas de se calcular e entregar a mesada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário